Brasil lança a “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”

Brasil lança a “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”

Seguindo recomendações da OMS, o governo brasileiro lançou na terça-feira (3) a “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, que busca alcançar o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável para todos os brasileiros. A iniciativa contou com a colaboração da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O principal público da Estratégia sãos os idosos que fazem parte do Cadastro Único do Governo Federal para programas sociais, que ultrapassa 6 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.

A ideia da estratégia é reconhecer os municípios que assumem o compromisso de garantir o direito das pessoas idosas e de desenvolver ações voltadas a essa população. Os estados participarão sensibilizando, mobilizando e capacitando os municípios na estratégia, e também apoiarão no monitoramento e identificação dos municípios habilitados ao reconhecimento, de acordo com sua evolução.

A estratégia também tem entre suas prioridades o combate à violência e ao abuso financeiro, psicológico ou físico contra o idoso, bem como a adaptação de residências para essa população, atividades formativas, medidas de prevenção de quedas e cuidados em saúde; entre outras.

Fontes: ONU, GOV.

Leave A Comment