Na última sexta-feira, 23, o presidente da ABRACS, Mauro Freitas, e o secretário-geral, Jayro Gabriel Dornelles, se reuniram em Brasília (DF), com o presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), Luiz Legnani, para tratar sobre as políticas e projetos realizados em prol dos brasileiros acima dos 60 anos.

                    Legnani contou que, durante a 4ª Conferência Nacional dos Direitos do Idoso, realizada em abril, também na capital do país, foram elaboradas políticas públicas que visam, especialmente, o fortalecimento dos conselhos estaduais e municipais do idoso. “Com os conselhos fortalecidos, cada um poderá investir na necessidade específica de cada região”, afirmou. “Para isso enviaremos o Kit Conselho, com ferramentas básicas para o bom funcionamento das unidades”, concluiu. Segundo o presidente do CNDI o Kit Conselho contém um carro, computadores, mesas e ferramentas de trabalho.

                 Para utilização do Fundo Nacional do Idoso, renda garantida para a efetivação de projetos que apoiem e valorizem essa camada da população, será necessário o lançamento do edital, que será lançado no site do CNDI (http://www.sdh.gov.br/sobre/participacao-social/conselho-nacional-dos-direitos-do-Idoso-CNDI/eleicoes ). Ainda sem data marcada, Legnani garantiu que o Conselho está trabalhando para que o edital seja lançado o mais breve possível.

                 Para o presidente da ABRACS “o Fundo do Idoso é uma importante ferramenta para a implantação de novos projetos de empoderamento dos cidadãos seniores”. A ABRACS atua para dar um sentido positivo e uma filosofia otimista que é possível também no envelhecimento.

 

jayrolegmauro