“Após fazer pesquisas com um grupo de idosos para identificar as principais dificuldades que tinham ao usar smartphones, o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento), em Campinas (SP) desenvolveu um aplicativo para celular feito especialmente para facilitar a vida desse público. O CPqD Facilita foi colocado nesta semana à disposição dos interessados, gratuitamente, na loja virtual do Google, o Google Play.

“Nos surpreendeu a simplicidade das coisas que eles precisavam, são coisas triviais, como ver a hora ou o nível de bateria. Depois que eles passam por esse estágio inicial e vão se apropriando da tecnologia, começam a querer a aprender mais, como mexer na internet, usar aplicativos de mensagem etc”, diz pesquisador Claudinei Martins, que coordena os trabalhos.

Por isso, eles modificaram a interface dos celulares, deixando com menos ícones na tela, priorizando as funções mais utilizadas pelos idosos. Esses ícones também são maiores, facilitando a visualização e com desenhos que deixem clara qual é a função daquele tecla.

“O objetivo é não gerar trauma em quem está começando a usar o smartphone e facilitar o aprendizado rápido, estimulando para que se interessem por usar e aprender mais”, disse Martins.

Outra dificuldade apontada por eles foram os diferentes formatos e procedimentos de acesso e execução de cada função do celular, como o acesso a internet, e-mail, redes sociais, máquina fotográfica, discagem, música, relógio e aplicativos de troca de mensagens.

“Eles sentem dificuldade de ter que aprender como cada uma dessas funções funcionam e como são acessadas. Por isso, padronizamos esses serviços para que funcionem todos de maneira parecida”, conta o pesquisador.

Fonte:
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/centro-de-pesquisa-de-campinas-cria-aplicativo-para-aproximar-idosos-de-smartphones.ghtml