Os primeiros sintomas do Alzheimer são percebidos nas falhas de memória e na dificuldade de comunicação. Muitas vezes o doente não consegue responder a simples perguntas ou esquece informações importantes, deixando a família ainda mais preocupada.

A boa notícia é que há formas de facilitar a comunicação com quem sofre de Alzheimer. O primeiro passo é entender que não há teimosia ou má vontade no comportamento do idoso, mas sim consequências de uma doença séria e degenerativa.

Siga estas 7 dicas que o geriatra Roni Mukamal (coordenador do programa de medicina preventiva do plano de saúde Medsênior) forneceu ao G1, para facilitar a comunicação nesses casos.

1.Não corrija

É preciso respeitar a doença, o que significa não ficar corrigindo falhas de memória ou forçando o idoso a ser lembrar de fatos esquecidos. Isso estressa o paciente.

2.Não infantilize

Também é importante não tratar o doente como uma criança. “Ele ainda é a mesma pessoa, por isso, sua história e posição social devem ser respeitadas. Não se trata de um bebê, apenas uma pessoa com problemas de saúde”, recomenda Roni.

3.Olhe no olho

O idoso com Alzheimer tem dificuldade de se concentrar em várias coisas ao mesmo tempo. Por isso, converse com ele com calma e olhando no olho, para que ele se atente às informações

4.Mantenha uma rotina

Mudar a rotina de alguém com Alzheimer pode causar nervosismo e confusões. “Levar para outro lugar com pessoas que ele não conhece, ou não se lembra, pode causar muito estresse”, alerta o geriatra.

5.Dê referências

Ao iniciar a comunicação é importante passar algumas informações para o idoso para ele se localizar, como qual é o dia da semana, onde ele está e quem está conversando com ele. Também é interessante preservar os objetos pessoais e a antiga rotina dele, como ler o jornal, por exemplo.

6.Não reaja

Quando o doente esquecer alguma coisa ou falar algo inapropriado na frente de outras pessoas, é melhor mudar de assunto e distraí-lo do que contestá-lo ou reprimi-lo. Lembre-se sempre que é mais uma consequência da doença.

7.Dê uma tarefa

A sensação de perder a utilidade pode causar depressão. É importante que o idoso tenha tarefas para exercitar a mente e ocupar o tempo. “Pedir ajuda para arrumar um armário, por exemplo, mesmo que ele não faça direito, é algo interessante. É bom selecionar tarefas relacionadas ao que a pessoa fazia durante a juventude”, finaliza Roni.

Fonte: G1