Você sabia que pode direcionar parte do seu Imposto de Renda para instituições que apoiam pessoas idosas? Sim, é possível! E o melhor de tudo é que isso não vai te custar nada além do que você já está destinado a pagar. Vamos entender como fazer isso.

 

Quando você paga Imposto de Renda, seja pessoa física ou jurídica, parte desse valor pode ser destinada para fundos estaduais ou municipais. Esses fundos são geridos por conselhos, que avaliam e direcionam o dinheiro para projetos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros.

 

Um desses fundos é o Fundo do Idoso. Como sabemos, milhões de pessoas idosas enfrentam dificuldades em praticamente todas as cidades do Brasil. Com uma pequena contribuição, que não pesa no seu bolso, você pode ajudá-los. Pense nisso antes de fazer a sua declaração de Imposto de Renda.

 

Agora, vamos entender como fazer essa doação:

 

  1. Doação no ano-calendário: Você faz uma doação agora e ganha desconto no cálculo do seu Imposto de Renda do ano que vem. Procure o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ou o Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa da sua cidade. Faça uma doação ao Fundo administrado pelo Conselho que você escolheu. O Conselho lhe dará um comprovante da destinação efetuada, e você deve guardá-lo até o ano seguinte. No ano seguinte, ao preencher a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, declare o valor doado na guia “Doações Efetuadas”. Com isso, você poderá deduzir a soma destinada do seu IRPF.

 

  1. Destinação na declaração: Você destina valores sobre a renda do ano passado, na hora de preencher a declaração do IRPF. Após preencher seus dados, clique em “Doações Diretamente na Declaração”. Dentro da aba “Pessoa Idosa”, escolha o fundo que será beneficiado. Ao enviar sua Declaração do Imposto de Renda, imprima e pague um DARF para cada destinação informada. Não se preocupe, os valores recolhidos nestes DARFs serão compensados e você não pagará um centavo além do valor original do seu Imposto Devido.

 

A destinação de Imposto de Renda só está disponível para quem preenche a declaração no modelo Completo. A declaração Simplificada não contempla esta possibilidade.

 

Acesse a cartilha oficial da Receita Federal para ver o passo-a-passo aqui. 

 

Ao destinar parte do seu Imposto de Renda para instituições que apoiam pessoas idosas, você está escolhendo fazer a diferença na vida dessas pessoas e contribuindo para uma sociedade mais justa e solidária. É rápido, fácil, seguro e não custa absolutamente nada. Ajude quem mais precisa e faça a diferença!

 

👉 Para saber mais assuntos de interesse da pessoa idosa, siga-nos no Facebook e Instagram: @abracs_