Release | Programa Tarde Top 09.03.23

Com a taxa de fecundidade reduzida pela metade, o Brasil vem envelhecendo rapidamente. Isso significa que se faz cada vez mais necessário rever os conceitos sobre a absorção e a retenção dos trabalhadores com mais de 50 anos.

No dia 09 de março, o presidente da ABRACS, Dr. Mauro Freitas,  participou do programa da RBTV “Tarde Top” com a apresentadora Nani Venâncio.

No programa, o advogado, também especialista em Direito da Pessoa Idosa discorreu sobre os desafios de quem tem mais de 50 anos no mercado de trabalho e também esclareceu sobre os impactos do etarismo na economia caso não haja conscientização.

 

“Antigamente o Brasil tinha uma sociedade com estrutura em formato de pirâmide, onde a base era ocupada pelos mais jovens […]. Agora não; Nós estamos encolhendo essa base, engrossando esse corpo e em cima, chegando muitas pessoas à fase dos 70/80 anos. E elas, ainda, chegando em capacidade de produção.”

 

Além disso, estudos comprovam que as chances de aumento de problemas de saúde decorrente da falta de atividades, inclusive as relacionadas à profissão, aumentam cerca de 200%, causando impactos consideráveis no sistema de saúde pública. 

“A aposentadoria é uma construção até de convencimento para que a pessoa saia do mercado […] no início do século passado, a gente morria com 48 anos e agora nós estamos ganhando 30 anos a mais.”

No programa também foram abordados muitos outros temas interessantes, como:

 

  • O custo com plano de saúde coletivo oferecido pelas empresas contratantes, já que espera-se que o jovem faça menos consultas e utilize menos que a pessoa de mais idade;
  • Os desafios para se criar um ambiente de trabalho intergeracional e os benefícios da troca que ocorre entre os mais e os menos experientes;
  • No âmbito jurídico, como fica a questão da idade? É legalmente permitida a distinção? Quais funções são exceção? 

Para assistir o programa, dê play no vídeo abaixo ou acesse o canal da RBTV no Youtube.

 

 

👉 Para saber mais assuntos de interesse da pessoa idosa, siga-nos no Facebook e Instagram: @abracs_