Dia 29 de agosto 2023, o presidente da ABRACS, Mauro Freitas, esteve com o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho e o Deputado Federal Fausto Pinato, para apresentar proposta de projeto social voltado à educação financeira e prevenção a fraudes digitais para pessoas idosas no Brasil.

A iniciativa conta com a parceria formal da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos que disponibilizou gratuitamente para a ABRACS os conteúdos da plataforma eletrônica de educação financeira “Meu Bolso em Dia” (Plataforma) e do Blog “Meu Bolso em Dia”, onde é possível acessar cursos, guias, cartilhas, vídeos e materiais interativos desenvolvidos pela Federação, para ampla educação financeira à distância da população brasileira.

Com base nessa parceria, a ABRACS irá buscar os meios necessários para formalizar o apoio institucional do Governo Federal e as alternativas de suporte financeiro que possam viabilizar, o quanto antes, a execução de um amplo movimento de orientação educacional.

“O objetivo é auxiliar as pessoas idosas no planejamento e administração de suas finanças, prevenir assédio financeiro, fraudes digitais e golpes de estelionatários.”

Com o envelhecimento acelerado da população brasileira, o número de golpes financeiros e superendividamento envolvendo as pessoas idosas vêm aumentando exponencialmente.

Créditos consignados ofertados sem maiores informações e critérios, utilização errada de cartão de crédito, obtenção de financiamentos bancários sem uma avaliação mais adequada quanto ao comprometimento da renda mensal, entre outras razões, têm levando a população idosa a um descontrole das suas finanças, gerando sofrimento psicológico, tristeza, baixa autoestima e ansiedade, resultando em doenças físicas e de ordem psiquiátricas, inviabilizando uma longevidade digna, ativa e saudável, como recomenda a própria OMS – Organização Mundial da Saúde.

Por tudo isso, a ABRACS coloca o Projeto de promoção da saúde financeira preventiva como uma das principais prioridades para a política pública direcionada à população idosa nesse momento.

Isso envolve a cidadania financeira, inclusão digital, bem como instruções para se evitar golpes e fraudes digitais que crescem a cada dia.

A ABRACS acredita que a administração adequada das finanças está ligada diretamente à saúde física e mental das pessoas idosas, razão pela qual a entidade busca a implementação, urgente, de um meio eficaz de instrução dessa importante parcela da população, como medida de justiça e garantia ao envelhecimento digno, ativo e saudável.

 

👉 Para saber mais assuntos de interesse da pessoa idosa, siga-nos no Facebook e Instagram: @abracs_