O conceito da UNAPI vai além de simplesmente oferecer cursos ou atividades para pessoas da terceira idade; é sobre reconhecer o valor inestimável que as pessoas idosas trazem para a comunidade acadêmica e para a sociedade como um todo. 

Hoje, em diversos municípios por todo o país, teve início as inscrições para os minicursos e oficinas oferecidos pelo programa de extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), em diversos cursos das universidades federais, para indivíduos com 60 anos de idade ou mais.

 

Com abordagem acessível e gratuita, a iniciativa remove barreiras financeiras, e também desafia estereótipos sobre o envelhecimento e a capacidade de aprendizado dos idosos. Ao abrir suas portas, as universidades participantes demonstram um compromisso genuíno com a educação ao longo da vida e com a promoção da inclusão social.

 

“É uma celebração da vitalidade intelectual e da sede de conhecimento que não conhece idade.”

 

A Unapi proporciona um ambiente inclusivo e acolhedor, onde os participantes podem explorar novos interesses, reacender antigas paixões e compartilhar suas próprias experiências de vida.

 

As atividades da Unapi são semestrais e têm como principal objetivo promover saúde, bem-estar e educação para o envelhecimento, por meio da articulação entre extensão, ensino e pesquisa. 

 

Abaixo listamos algumas instituições participantes:

 

 

Para saber mais, entre em contato com a universidade federal mais próxima de você e informe-se.

 

Ao investir no potencial intelectual e no bem-estar geral dessa população, a Unapi não apenas enriquece suas próprias comunidades acadêmicas, mas também contribui para uma sociedade mais justa, equitativa e compassiva para todas as idades.

👉 Para saber mais assuntos de interesse da pessoa idosa, siga-nos no Facebook e Instagram: @abracs_