A água é um elemento essencial para a sobrevivência do organismo humano. Podemos ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem ingerir líquidos pode ser fatal. Ela é o principal componente das nossas células e todas as reações químicas internas, como a digestão, absorção e excreção dependem dela. A água é responsável por transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de ajudar a regular a temperatura do corpo, faz o intestino funcionar e está presente nas articulações, nos sistemas respiratório, digestório, cardiovascular e nervoso, na urina e na pele.

Os idosos em especial, devem ficar muito atentos à ingestão adequada de água. O corpo de um recém-nascido é composto por 90% de água. Na adolescência, esse índice cai para 70% e, na fase adulta, para 60%. Com o avanço da idade, o índice de água no organismo diminui drasticamente, chegando a 50%, fazendo com que a desidratação em idosos ocorra mais rápida e facilmente do que se pode imaginar. Estudos apontam que a falta de água no organismo é o grande vilão que provoca a confusão mental, sintoma muito comum nessa faixa etária e que às vezes acaba sendo confundido com outras doenças e, também, queda da pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos e dor no peito.

Porém, sabemos o quanto a oferta de água se torna complexa em alguns casos, pois, nos idosos, o mecanismo regulador que nos informa quando precisamos de água está menos eficiente. Para isso, fornecemos algumas dicas importantes tanto para os idosos quanto para os familiares para auxiliarem nesta tarefa.

– Como a desidratação nos idosos ocorre rapidamente, sugere-se que a ingestão de água deva acontecer, de forma obrigatória, a cada duas horas;

– Sempre ofereça não só água, mas também sucos ou bebidas que sejam saudáveis. Por conta da capacidade de sentir sede e aceitar água que vai diminuindo com a idade, os idosos se esquecem de beber água com muita frequência;

– Faça plaquinhas com a frase “Beba Água” e coloque próximo aos bebedouros da casa;

– Cole recadinhos na geladeira e espelhos incentivando essa prática;

– Deixe a água com um sabor suave utilizando limão, laranja, maçã, gengibre, hortelã, manjericão ou as ervas, frutas e legumes da preferência da pessoa.

– A família e os cuidadores devem sempre observar e incentivar a ingestão de água;

– Beba água e ofereça água a todos à sua volta! Beber água é prevenir doenças!

Fonte: Portal do Envelhecimento