Nas estações do ano com temperaturas mais extremas alguns cuidados são necessários para garantir uma boa saúde. Principalmente os idosos que podem sofrer com problemas como desidratações, quedas bruscas de pressão, indisposições alimentares, infecções respiratórias e hipertermia. Isso acontece porque vários mecanismos de controle naturais do organismo se tornam menos eficientes com a idade.

Algumas dicas para enfrentar o calor:

1) O primeiro mandamento é hidratar-se. Não espere sentir vontade para beber água, porque o corpo mais velho já é desidratado por natureza. E há outras variantes que contêm líquidos: picolés (que podem ser feitos em casa), milk-shakes, smoothies. No entanto, evite álcool e cafeína. A desidratação é o maior risco para os idosos, ao passo que o consumo de água regula melhor o intestino, evitando a prisão de ventre, e reduz o risco de infecções urinárias.

 

2) Mantenha o ambiente fresco. Se tiver um aparelho de ar condicionado, o uso conjunto de umidificador pode amenizar o ressecamento das vias aéreas. Se não tiver ambiente climatizado, use uma toalhinha úmida na parte de trás do pescoço. Lembre-se de molhar o pano com água fresca regularmente. Se o calor estiver insuportável, vale buscar refúgio num shopping ou na casa de amigos e conhecidos.

 

3) Fuja dos tecidos sintéticos, que não deixam a pele respirar. Opte por roupas leves e claras.  

 

4) Tome chuveiradas rápidas com água fresca, um pouco abaixo da temperatura do corpo. Toalhas umedecidas podem ser uma alternativa ao banho.

 

5) Exposição solar somente com protetor e em horários de bebê, no comecinho da manhã ou no fim da tarde. E nada de exercícios ou mesmo caminhadas ao ar livre quando o sol está forte.

 

6) Consuma alimentos leves, como saladas, legumes e frutas. Evite refeições pesadas. O feijão preto pode ser substituído por salada de lentilha, feijão branco ou fradinho, por exemplo.

 

fonte: g1